quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Minhas instituições

Trabalho em duas instituições de ensino no município de Cotia - SP.
Em uma delas, não temos nenhum aluno diagnosticado como especial, mas mesmo assim fomos escolhidos como pólo para atendimento de alunos especiais, o que fez com que montassem uma sala de A.E.E., que não está montada ainda, mas já está em fase de montagem, acreditamos que até o ano que vem, se tudo caminhar bem, estará funcionando. Assim sendo, poderemos atender a todos que necessitam, da nossa escola e das escolas vizinhas.
A outra instituição de ensino que trabalho, não tem A.E.E. ou pólo próximo a nós, mas temos três crianças especiais que frequentam o ensino regular. Duas dessas crianças são Down e uma outra é DM leve causada pelo uso excessivo de bebida alcoólica da mãe  mesmo após diagnosticada a gravidez, até o fim da mesma. A criança é maravilhosa, uma mocinha podemos dizer, mas infelizmente intelectualmente prejudicada, mas uma pessoa agradabilíssima de convivência.
Nesta instituição participamos de um projeto de meio ambiente, onde todos em seu dia, são responsáveis pelo minhocário e horta, e ainda montaremos o pomar e o jardim da escola. E todos os alunos participam deste cuidado, e percebemos o quanto este cuidado com a natureza faz bem a todos, principalmente aos nossos especiais, que se sentem responsáveis por algo que pertence a todos e não só a eles.
Muito bom ver a integração de todos e mais uma vez perceber que os adultos é que precisam aprender inclusão com as crianças, que não se importam com a diferença, e que eles tratam a todos como sendo iguais a eles.